Mundo da Gastronomia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mundo da Gastronomia


 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 A Grande China e os Vinhos

Ir para baixo 
AutorMensagem
Nadia Sirobaba
Moderador(a)
Moderador(a)
Nadia Sirobaba


Número de Mensagens : 140
Localização : SP
Mal Comportamento :
A Grande China e os Vinhos Left_bar_bleue0 / 1000 / 100A Grande China e os Vinhos Right_bar_bleue

Data de inscrição : 18/07/2008

A Grande China e os Vinhos Empty
MensagemAssunto: A Grande China e os Vinhos   A Grande China e os Vinhos Icon_minitimeQui Jul 24, 2008 1:15 pm

A grande China e os vinhos
por Paula Feliciano
18/06/2007 16:06


"A China é um gigante adormecido.
No dia em que a China acordar,
o mundo vai tremer”.
Napoleão Bonaparte



Contrariando a idéia generalizada de grande parte do mundo, a China possui certa tradição no que se refere a vinhos. Recipientes usados para beber vinhos são conhecidos há cerca de 5 000 anos, provando que os antigos chineses já conheciam a arte de fermentar bebidas.

Obviamente que a produção local de vinhos não tem grande expressão e ainda existem muitas arestas a serem aparadas, porém contribuem maciçamente para a aceitação da bebida no dia-a-dia chinês.

A inserção de vinho importado na China começou a acontecer no final da década de 1990, coincidindo com a crise asiática. Isso motivou os consumidores a buscarem alternativas ao Conhaque, bebida que até então era a mais consumida.

Os vinhos franceses, junto com os chilenos, foram os pioneiros a conquistar este mercado. Eram vendidos, inicialmente, somente nos hotéis internacionais e os estrangeiros eram praticamente os únicos consumidores.

Mas isso está mudando. Atualmente, os chineses das classes média e alta também são consumidores. Além disso, a venda de vinhos é feita, em sua maioria, em restaurantes, supermercados e pequenas lojas especializadas.

Porém, nada fácil tem sido a expansão dos vinhos em terras chinesas. País de profundas tradições, a China possui diferenças culturais e políticas muito marcantes que contribuem para dificultar trâmites administrativos e logísticos destes produtos.

Mesmo o consumo de vinho, se comparado com países com França, Itália e Portugal, ser incipiente, aos olhos dos países produtores a China se mostra como um grande mercado em potencial com enormes possibilidades de crescimento, em virtude do volume populacional e da melhoria da qualidade de vida: aproximadamente 100 milhões de chineses possuem condições financeiras de consumir vinhos.

Em uma década e meia, a China se converteu no décimo consumidor de vinhos do mundo. A influencia do Ocidente começa a ter um papel importante nos hábitos alimentares e no consumo de bebidas alcoólicas. A competição é feroz. O Mundo Vinícola observa atentamente este gigante asiático.

Confira os outros textos da Paula em
www.alimentares.com -> colunistas
Ir para o topo Ir para baixo
 
A Grande China e os Vinhos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dicas sobre vinhos
» Curso de Vinhos - Enoteca Fasano RJ
» Evento grande porte x pequeno porte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo da Gastronomia :: Diversos :: Vinhos, Cervejas e outros-
Ir para: