A grande China e os vinhos
por Paula Feliciano
18/06/2007 16:06
"A China é um gigante adormecido.
No dia em que a China acordar,
o mundo vai tremer”.
Napoleão Bonaparte
Contrariando a idéia generalizada de grande parte do mundo, a China possui certa tradição no que se refere a vinhos. Recipientes usados para beber vinhos são conhecidos há cerca de 5 000 anos, provando que os antigos chineses já conheciam a arte de fermentar bebidas.
Obviamente que a produção local de vinhos não tem grande expressão e ainda existem muitas arestas a serem aparadas, porém contribuem maciçamente para a aceitação da bebida no dia-a-dia chinês.
A inserção de vinho importado na China começou a acontecer no final da década de 1990, coincidindo com a crise asiática. Isso motivou os consumidores a buscarem alternativas ao Conhaque, bebida que até então era a mais consumida.
Os vinhos franceses, junto com os chilenos, foram os pioneiros a conquistar este mercado. Eram vendidos, inicialmente, somente nos hotéis internacionais e os estrangeiros eram praticamente os únicos consumidores.
Mas isso está mudando. Atualmente, os chineses das classes média e alta também são consumidores. Além disso, a venda de vinhos é feita, em sua maioria, em restaurantes, supermercados e pequenas lojas especializadas.
Porém, nada fácil tem sido a expansão dos vinhos em terras chinesas. País de profundas tradições, a China possui diferenças culturais e políticas muito marcantes que contribuem para dificultar trâmites administrativos e logísticos destes produtos.
Mesmo o consumo de vinho, se comparado com países com França, Itália e Portugal, ser incipiente, aos olhos dos países produtores a China se mostra como um grande mercado em potencial com enormes possibilidades de crescimento, em virtude do volume populacional e da melhoria da qualidade de vida: aproximadamente 100 milhões de chineses possuem condições financeiras de consumir vinhos.
Em uma década e meia, a China se converteu no décimo consumidor de vinhos do mundo. A influencia do Ocidente começa a ter um papel importante nos hábitos alimentares e no consumo de bebidas alcoólicas. A competição é feroz. O Mundo Vinícola observa atentamente este gigante asiático.
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