Mundo da Gastronomia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mundo da Gastronomia


 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Cozinha Regional

Ir para baixo 
AutorMensagem
Nadia Sirobaba
Moderador(a)
Moderador(a)
Nadia Sirobaba


Número de Mensagens : 140
Localização : SP
Mal Comportamento :
Cozinha Regional Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Cozinha Regional Right_bar_bleue

Data de inscrição : 18/07/2008

Cozinha Regional Empty
MensagemAssunto: Cozinha Regional   Cozinha Regional Icon_minitimeQua Ago 06, 2008 5:50 pm

A cozinha regional vai desaparecer?

Diante da globalização, a culinária típica é ameaçada. Mas defender esse patrimônio é responsabilidade de todos
Por Guta Chaves

A cozinha regional vai desaparecer. Essa frase ficou travada na garganta e martelando na minha cabeça. Foi proferida por Rafael García Santos, crítico espanhol dos mais conceituados atualmente, em resposta a uma pergunta que fiz a ele durante uma mesa redonda com a participação de especialistas da gastronomia. A pergunta era se no seu guia de restaurantes, Lo Mejor de la Gastronomia, ele poderia dar três estrelas a uma excelente cozinha regional. "A cozinha regional vai desaparecer", respondeu. Completou a frase dizendo que a culinária típica tinha data marcada para terminar. E que, então, o mundo giraria em torno de ingredientes industrializados e artificiais, produzidos em laboratório.

Não há dúvida de que eventos como este, que aconteceu recentemente na Universidade Anhembi Morumbi, são de extrema relevância para o crescimento da nossa gastronomia. A troca de informações e a crítica (construtiva) são excelentes ferramentas para o desenvolvimento em todos os campos. E por isso é importante refletir sobre os pontos de vista em vez de aceitá-los simplesmente como verdades absolutas.
Pois bem, vou contar o que me fez resgatar essa história. Foi uma conversa informal que tive há alguns dias com os grandes chefs Laurent Suaudeau e Roger Jaloux numa mesa de frente para o mar, no hotel Sofitel Jequetimar, no Guarujá. Eu estava lá para fazer os comentários do evento "Harmonia de Sabores", que fazia a ligação entre a gastronomia do filme Um Bom Ano e o menu preparado pelo chef Jalout com pratos provençais, fazendo alusão ao cenário da fita, a região da Provence.
Antes de contar a conversa, para quem não conhece bastante esses dois grandes chefs, gostaria de contextualizá-los: Roger Jaloux foi, durante décadas, chef-executivo do restaurante Paul Bocuse, em Lyon, sendo portanto quem colaborou ativamente pelas ininterruptas três estrelas que o restaurante mantém há quase 30 anos, uma lenda viva da gastronomia mundial. Laurent, por sua vez, trabalhou com Jaloux no restaurante de Paul Bocuse e o considera seu grande mestre. E faz 28 anos que Laurent Suaudeau foi enviado para o Brasil por essas feras de Lyon, acabando por escolher o país como sua segunda pátria. É ele um dos responsáveis pela valorização dos ingredientes nacionais, numa época em que mandioquinha e cará não entravam nem pela porta dos fundos dos restaurantes.

Voltando ao bate-papo, Laurent começou a falar do despreparo de muitos jovens chefs que já querem sair por aí desconstruindo sem ter a mínima noção das técnicas básicas. A verdade é que muitos dos jovens chefs usam mais os ingredientes nacionais por moda do que por uma convicção nacionalista.

Os dois chefs estavam estarrecidos com o quanto a boa cozinha de técnicas francesas e gosto apurado, seja ela clássica ou moderna, estava sendo deixada de lado, pelo encantamento causado pela cozinha de vanguarda. "As experiências são interessantes, mas parece que só essa culinária é boa hoje", diz Laurent Suaudeau. "As técnicas de cozinha continuam sendo as francesas, inclusive as que antecedem os experimentos vanguardistas de laboratório", diz. É por isso que é importante que os jovens chefs conheçam primeiro muito bem as técnicas de base, antes de se aventurarem. "A cozinha não é feita por químicos, mas por cozinheiros. São estes últimos que dão o sabor ao prato", completou Roger Jaloux. Nas opiniões de ambos, é necessário ser um gênio para transformar uma cozinha de laboratório, de experimentos químicos, em grande cozinha. "Não sou contra, mas só profissionais muito experientes e talentosos podem fazê-lo", sentenciou Laurent Suaudeau.

Durante a conversa, eles também ressaltavam o quanto era importante resgatar valores regionais, enfatizando que o Brasil vinha despontando por ter um grande manancial de alimentos e de cultura gastronômica. Foi neste ponto que lembrei da frase de Rafael García Santos e a coloquei na mesa. Foi fervorosa a indignação de ambos. Como vai desaparecer? E onde entra a rica culinária amazonense, com seu pato no tucupi; o vatapá, a moqueca baiana; o frango com quiabo e ora-pró-nobis; os alfenins, verônicas (doces) e o arroz de pequi, de Goiás; o churrasco com chimarrão, do Sul? Nem os chefs nem eu vimos a possibilidade destes pratos deixarem de existir. Ao contrário, são eles, por exemplo, que estimulam o turismo gastronômico tão em voga. Quem não gosta de ir para uma localidade e provar das coisas mais típicas? Se os turistas procuram cada vez mais os sabores regionais, isso mostra que esses se mantêm vivos e que o vento sopra a favor da diversidade. A gastronomia regional é expressão da cultura e, sendo assim, um viés para se conhecer a essência de cada povo.

É claro que não podemos deixar de fazer um contraponto aqui com a globalização. É fato que cada vez mais redes de fast-food entram com tudo inclusive em países da Europa em que a gastronomia é um forte traço cultural, como ocorre na França e Itália, por exemplo. Dolores Freixa, historiadora, guia de turismo cultural e minha parceira em vários projetos, acabou de voltar da Itália trazendo de Milão uma foto muito curiosa: na chiquérrima Galeria Vittorio Emanoelle II, repleta das grifes mais charmosas e de deliciosos cafés, estava lá plantado um Mc Donald's. A única diferença era que, para não destoar da decoração deste lugar tradicional, a loja da rede norte-americana teve de trocar as cores de seu logotipo amarelo e vermelho berrante para um discreto preto e branco. Claro que a Dolores fez uma foto para registrar a curiosa invasão. "Acontece que é pouco freqüentado, não sei se por conta do logotipo que não é imediatamente identificado, ou por um consenso da população local, como um boicote à tamanha afronta", analisa Dolores. Mas é uma realidade que a pasteurização da comida, principalmente no âmbito popular, é crescente e as redes de comida rápida são opções baratas para se alimentar. Um sanduíche simples nos Mc Donald's italiano custa 50 centavos de euro, pouco mais de 1 real.

Talvez por isso mesmo tenhamos que louvar ainda mais os restaurantes de especialidades regionais, sejam eles de porte médio ou bem modestos. E, além disso, divulgá-los mais, incentivar sua existência - pois não é fácil a concorrência neste mundo globalizado. Acredito que seja uma missão de todos que têm a gastronomia como métier. Claro que dando atenção ao que é bom e não deixando de valorizar todas as outras tendências.

Chefs como Laurent Suaudeau e Roger Jaloux concordam que os chefs das mais variadas tendências bebem na fonte da cozinha regional. Sendo nosso patrimônio, precisamos ajudar a mantê-lo. Enfim, todas as boas cozinhas valem a pena. Sejam elas de vanguarda, clássicas ou regionais. Mas nunca devemos esquecer de nossas origens.


Por: Guta Chaves
de: ABAGA
Ir para o topo Ir para baixo
 
Cozinha Regional
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Cozinha de Estilo
» Arlecchino Bar & Cozinha
» Uma Cozinha Sem Chef - Emanuel Bassolei
» Livro- Tecnicas de Cozinha Profissional - SENAC

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo da Gastronomia :: Geral-
Ir para: