Mundo da Gastronomia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mundo da Gastronomia


 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia

Ir para baixo 
+5
max_chef
Fernanda L. Pieranti
Eduardo Schmitt
Larissa.Chef
Andrehaya
9 participantes
AutorMensagem
Andrehaya
Iniciante
Iniciante



Número de Mensagens : 9
Mal Comportamento :
Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Right_bar_bleue

Data de inscrição : 07/03/2011

Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Empty
MensagemAssunto: Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia   Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Icon_minitimeSeg Mar 07, 2011 10:19 am

Leiam este pedaço de um dos livros do Anthony Bourdain (Clique aqui).

O artigo é em Inglês, mas voce pode usar um tradutor, mas a moral da história é voce esta perdendo tempo precioso indo a faculdades de gastronomia enquanto voce poderia estar la fora ganhando experiencia com os melhores chefes Brasil e do mundo, voce aprende tudo que as faculdades ensinam trabalhando nestas cozinhas, voce estara ganhando dinheiro e tera muito mais experiência que uma pessoa que acabou de se formar, sem contar que se voce pretende abrir um restaurante logo depois de se formar voce esta louco e quase certamente falhara (são muito poucos os que tem sucesso). Ah e esqueça a imagem que a mídia traz que voce ganhara 20000 por mes, é um grupo muito pequeno que ganha isso e eles trabalharam muito para chegar onde estão e a maioria deles não fez faculdade nenhuma, eles usaram o dinheiro que iam gastar com a faculdade e viajaram o mundo aprendendo com os melhores chefes do momento. Hoje em dia trabalho em um dos melhores restaurantes do mundo (The Fat Duck em Londres) e fiz LCB, mas eu tive que comecar no cargo mais baixo como todo mundo.

Agora voce me pergunta, vale a pena ir para a faculdade? Depende do que voce quer fazer, mas se for cozinhar e um dia virar um dos grandes chefs do mundo a resposta é NÃO!
Ir para o topo Ir para baixo
Larissa.Chef
Novato(a)



Número de Mensagens : 4
Mal Comportamento :
Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Right_bar_bleue

Data de inscrição : 13/03/2011

Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia   Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Icon_minitimeDom Mar 13, 2011 3:31 pm

Andrehaya você é mesmo uma pessoa que gosta de estragar os sonhos da pessoas deixa elas fazer a escolha que lhe agrada mais e aonde esta escrito que fazer faculdade de gastronomia é uma perca de tempo?
Ir para o topo Ir para baixo
Eduardo Schmitt
Fundador
Fundador
Eduardo Schmitt


Número de Mensagens : 518
Idade : 37
Localização : Itajaí - SC
Mal Comportamento :
Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Right_bar_bleue

Data de inscrição : 02/07/2008

Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia   Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Icon_minitimeTer Mar 15, 2011 5:11 pm

Acho que cada um tem sua opinião.

Hoje vivemos em um mundo que sem estudo você não pode fazer nada.

Estamos falando de um livro de um GRANDE chef que vem da "velha escola" onde na quela época não se tinha tanta abertura para o estudo na gastronomia ou era pouco e não necessariamente se precisava ter para trabalhar.

Conheço alguns chefs que viraram chef com tempo de trabalho sem estudo mas hoje eles entre 30 e 50 anos estão fazendo ou faculdade ou cursos pois é necessario a atualização sempre.

Quanto ao salário eu nunca fiquei com essa imagem de 20mil reais até por que são POUQUISSIMOS cargos EM GERAL que ganham isso.

REALMENTE passam uma imagem errada principalmente a midia, pelo seguinte motivo, eles mostram na midia os grandes chefs que sim esses ganha muito dinheiro, mas quem esta tentando chega la ganha um bom salario mas não tanto


Não acho que seja perder tempo pelos seguintes motivos:

- Desde criança nos ensinam que você tem que estudar, o que buscamos sempre é a conclusão dos estudos, ter o 3grau completo ser reconhecido por isso. EU tenho não me arrependo e sou muito qualificado e muito bem recompensado pelos anos de estudo que tive.
Se você vier no meu restaurante atras de uma vaga de emprego e tiver duas pessoas uma com faculdade e outra sem pode ter certeza que vou dar oprotunidade inicialmente (nao quer dizer que vá ser contratado por isso) para quem tem a faculdade pois procuro gente que tenha a mesma base de formação que eu.

- QUando falamos de Anthony Bourdain falamos de uma pessoa extremamente critica e acho que alguns de seus comentarios são mais para "colocar lenha na fogueira" do que qualquer outra coisa. Sem contar que, porque vou falar que um chef ganha muito e é facil?? para todo mundo fazer e o mercado saturar??


Respeito a opinião dele mas não concordo.

xD

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arlecchinobarecozinha.com.br
Andrehaya
Iniciante
Iniciante



Número de Mensagens : 9
Mal Comportamento :
Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Right_bar_bleue

Data de inscrição : 07/03/2011

Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia   Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Icon_minitimeQua Mar 16, 2011 10:11 am

Olha, eu respeito todas as opinioes e tambem respeito todos que estao fazendo, fizeram ou vao fazer faculdade (eu mesmo fiz), mas eu acho que se voce quer ser um chef algum dia, 'e mais vantajoso nao ir para a faculdade, mas sim ir trabalhar em restaurantes renomeados do mundo inteiro, nao precisa nem sair do brasil pois temos otimos restaurantes que, pelo menos na Europa (moroi 5 anos na Holanda, 2 na Belgica e moro 3 na Inglaterra), eles nao estao nem ai se voce fez faculdade ou nao, eles querem ver a sua dedicacao, a sua paixao pela comida e o potencial que eles acham que voce tem. E o melhor de tudo, voce nao so vai estar ganhando muito mais experiencia que os alunos das faculdades,mas voce vai estar sendo pago para aprender e esta trabalhando para um grande chefe. O que eu quiz mostrar com este post é que voce nao precisa ter feito uma faculdade para entrar e ter sucesso nesta industria, que muitas vezes pode ser bem cruel.
Ir para o topo Ir para baixo
Eduardo Schmitt
Fundador
Fundador
Eduardo Schmitt


Número de Mensagens : 518
Idade : 37
Localização : Itajaí - SC
Mal Comportamento :
Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Right_bar_bleue

Data de inscrição : 02/07/2008

Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia   Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Icon_minitimeQua Mar 16, 2011 8:49 pm

Andrehaya escreveu:
Olha, eu respeito todas as opinioes e tambem respeito todos que estao fazendo, fizeram ou vao fazer faculdade (eu mesmo fiz), mas eu acho que se voce quer ser um chef algum dia, 'e mais vantajoso nao ir para a faculdade, mas sim ir trabalhar em restaurantes renomeados do mundo inteiro, nao precisa nem sair do brasil pois temos otimos restaurantes que, pelo menos na Europa (moroi 5 anos na Holanda, 2 na Belgica e moro 3 na Inglaterra), eles nao estao nem ai se voce fez faculdade ou nao, eles querem ver a sua dedicacao, a sua paixao pela comida e o potencial que eles acham que voce tem. E o melhor de tudo, voce nao so vai estar ganhando muito mais experiencia que os alunos das faculdades,mas voce vai estar sendo pago para aprender e esta trabalhando para um grande chefe. O que eu quiz mostrar com este post é que voce nao precisa ter feito uma faculdade para entrar e ter sucesso nesta industria, que muitas vezes pode ser bem cruel.

Sim concordo em parte.

Acho que vai de cada cidade, pais e dono.
No tempo que morei na Espanha e Portugal contou muito a minha faculdade.
Mas já vi muito principalmente na Inglaterra onde que nem você falou eles preferem alguem que tenha experiencia e paixao pela aquilo que faz!

xD
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arlecchinobarecozinha.com.br
Andrehaya
Iniciante
Iniciante



Número de Mensagens : 9
Mal Comportamento :
Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Right_bar_bleue

Data de inscrição : 07/03/2011

Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia   Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Icon_minitimeQui Mar 17, 2011 7:37 pm

Eduardo Schmitt escreveu:


Sim concordo em parte.

Acho que vai de cada cidade, pais e dono.
No tempo que morei na Espanha e Portugal contou muito a minha faculdade.
Mas já vi muito principalmente na Inglaterra onde que nem você falou eles preferem alguem que tenha experiencia e paixao pela aquilo que faz!

xD

HAHAHA, é verdade, eu provavelmete penso assim por que eu trabalho e aprendi a cozinhar aqui na Inglaterra. XD
Algum dia tenho que ir trabalhar na Espanha XD. Muitos chefes bons la... unica razao que nao vou para la é por causa que tenho um trabalho otimo no momento e acabei de achar o apartamento perfeito (o que é missao impossivel aqui em Londres, principalmente na minha budget)...XD

ps. Eu tambem sonho em trabalhar com a Roberta Sudbrack XD, ela me parece tao legal e seria uma otima maneira de me diferenciar com os outros cozinheiros aqui da Europa, pois eu acho que a culinaria Brasileira é tao boa e muito pouco representada no exterior (so tem as churrascarias da vida ¬¬')
Ir para o topo Ir para baixo
Fernanda L. Pieranti
Novato(a)



Número de Mensagens : 2
Mal Comportamento :
Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Right_bar_bleue

Data de inscrição : 08/07/2012

Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia   Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Icon_minitimeDom Jul 08, 2012 11:36 am

É exatamente essa a minha dúvida.

Sou formada em publicidade, tenho 28 anos e por um conflito na minha vida fui parar na australia para fazer intercambio! isso mesmo, com 28 anos fui fazer meu 1º intercambio. Confesso que não trabalhei lá, fiquei so estudando durante 5 meses. Vi muita gente ralandooo mesmo, trabalhando como garçons, lavando prato, arrumando casa. é uma vida dura, mas parece que dá p pagar pelo menos o proprio aluguel da casa, comida, transporte ( que por sinal é excelente, caro mas excelente!).

Voltei ao Brasil um pouco assustada. parece que as pessoas dão o mesmo duro no trabalho mas não conseguem pagar suas contas. O pior... quando se busca um emprego a 1ª coisa que te perguntam: vc tem experiencia?
Não existe oportunidade em alguns casos.

tenho medo de cursar um curso bom aqui e passar por esse sufoco.
Penso mto em voltar para a Australia, pois me lembro que lá, cozinheiro ganhava bem (logicamente, na medida do possivel de um universitario estrangeiro) e sempre tinham oportunidades, mesmo que fosse começando do zero.
Imagino mais ainda... Um estudante cursando o LCB...

alguem pode me esclarecer se estou viajando na maionese?
um curso na Estacio RJ esta custando na base de 18 mil reais o ano.
fazendo meus calculos... acho q vale pena pagar 20 mil reais num curso no exterior (obviamente p quem pode pagar esta quantia e mais os custos de uma vida), ter mais portas abertas para empregos e voltar para o Brasil, com uma bagagem cultural muito maior.

To errada? alguem pode me dar uma luz aqui?
ter faculdade aqui no Brasil parece não significar muita coisa.
se 3 alunos da mesma faculdade te entregam um curriculo de formação... como vc vai diferencia-los??
acredito eu pela experiencia...

ai que tá... vc daria um emprego p alguem que tá começando a faculdade e não tem experiencia nenhuma?
Obrigada..
Ir para o topo Ir para baixo
Eduardo Schmitt
Fundador
Fundador
Eduardo Schmitt


Número de Mensagens : 518
Idade : 37
Localização : Itajaí - SC
Mal Comportamento :
Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Right_bar_bleue

Data de inscrição : 02/07/2008

Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia   Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Icon_minitimeQua Jul 11, 2012 12:20 am

Fernanda L. Pieranti escreveu:
É exatamente essa a minha dúvida.

Sou formada em publicidade, tenho 28 anos e por um conflito na minha vida fui parar na australia para fazer intercambio! isso mesmo, com 28 anos fui fazer meu 1º intercambio. Confesso que não trabalhei lá, fiquei so estudando durante 5 meses. Vi muita gente ralandooo mesmo, trabalhando como garçons, lavando prato, arrumando casa. é uma vida dura, mas parece que dá p pagar pelo menos o proprio aluguel da casa, comida, transporte ( que por sinal é excelente, caro mas excelente!).

Voltei ao Brasil um pouco assustada. parece que as pessoas dão o mesmo duro no trabalho mas não conseguem pagar suas contas. O pior... quando se busca um emprego a 1ª coisa que te perguntam: vc tem experiencia?
Não existe oportunidade em alguns casos.

tenho medo de cursar um curso bom aqui e passar por esse sufoco.
Penso mto em voltar para a Australia, pois me lembro que lá, cozinheiro ganhava bem (logicamente, na medida do possivel de um universitario estrangeiro) e sempre tinham oportunidades, mesmo que fosse começando do zero.
Imagino mais ainda... Um estudante cursando o LCB...

alguem pode me esclarecer se estou viajando na maionese?
um curso na Estacio RJ esta custando na base de 18 mil reais o ano.
fazendo meus calculos... acho q vale pena pagar 20 mil reais num curso no exterior (obviamente p quem pode pagar esta quantia e mais os custos de uma vida), ter mais portas abertas para empregos e voltar para o Brasil, com uma bagagem cultural muito maior.

To errada? alguem pode me dar uma luz aqui?
ter faculdade aqui no Brasil parece não significar muita coisa.
se 3 alunos da mesma faculdade te entregam um curriculo de formação... como vc vai diferencia-los??
acredito eu pela experiencia...

ai que tá... vc daria um emprego p alguem que tá começando a faculdade e não tem experiencia nenhuma?
Obrigada..


Olá Fernanda.

Como sempre concordo em partes iHAIUHHAUA.

Vou te contar um pouco do que aconteceu comigo.

Resumidamente aos 24 anos tive meu sonhado restaurante..
Contratei pessoas de todos os periodos. Alguns deram certo outros não.
A maioria não tem vocação.

Até que encontrei uma pessoa. Bacharel em Gastronomia. Pós graduação e Enogastronomia. Contratei de "cara".
Durante a semana ela trabalhou comigo na cozinha. Na sexta preparei a feijoada do sábado e deixei tudo o que ela precisava fazer no sábado de manhã.

Chego sábado....... NADA PRONTO...
Mandei fazer a banana empanada e fiz o restante. Terminei tudo (ela ainda descascando a banana) fui pro salão quando ela vem e me pergunta COMO FAZ UMA BANANA EMPANADA.

Resumindo ela não voltou para trabalhar.
Fui me virando como dava..

Dia 15 novembro tive o almoço do Presidente da República (O.o) para fazer.
2 dias antes me aparece um rapaz. Recem matriculado na faculdade de gastronomia. Pedindo um emprego DE GRAÇA. Apenas para aprender.
Dei a oportunidade pra ele pagando 300 por mes.
Na época eu tinha um Chef comigo. Fizemos o evento do Presidente. E 3 meses se passaram.
Mandei o Chef embora.... E tive o melhor funcionario até hoje.. um cara que não sabia nada.

Em varios evetos que fiz contratei pessoas de 1 ou 2 periodo da faculdade que dão SHOW em gente formada.

Acho que muito vai da pessoa. Se gosta. Se tem o DOM.
Pra mim Gastronomia é algo que tu pode aprender e treinar mas tens que ter o DOM de fazer e criar.


Outra coisa que não podemos comparar é o custo de vida aqui e no exterior.
Morei 1 ano na Europa e tive a mesma visão que voce.

Mas eu amo aqui. E quando pensei em volta pra Europa.. Adivinha... EUROPA QUEBRADA.
Gente saindo da Europa pra vir pro BRASIL trabalhar.


Enfim.
Como diz meu pai. Opinião e gosto não se discute. O que é bom pra mim pode ser ruim pra voce.

Acho que voce tem que ir atras de aquilo que te faz bem e te deixa feliz.. Seja aqui ou na Australia ou no Japao.

xD

Espero que possa ter te ajudado.

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arlecchinobarecozinha.com.br
max_chef
Novato(a)



Número de Mensagens : 4
Mal Comportamento :
Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Right_bar_bleue

Data de inscrição : 18/07/2012

Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia   Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Icon_minitimeQui Jul 19, 2012 3:50 pm

Acho super válido fazer um curso de gastronomia. Sou formado na Anhembi Morumbi e me curti muito, isso com certeza ajudou na minha carreira. Recomendo.
Ir para o topo Ir para baixo
Fernanda L. Pieranti
Novato(a)



Número de Mensagens : 2
Mal Comportamento :
Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Right_bar_bleue

Data de inscrição : 08/07/2012

Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia   Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Icon_minitimeSeg Jul 30, 2012 5:07 pm

Nossa, Eduardo...
Por incrível que pareça, um simples comentário de certas experiencias me passou uma calma espetacular!
Realmente não sei se é isso mesmo que quero fazer da vida. Já achei que queria fazer tanta coisa e quando vi... ahahah não deram certo.
Estou me inscrevendo num curso do Senac RJ p ver se gosto, se tenho o jeito e se realmente me vejo fazendo isso como não um hobby mas sim uma profissão que me inspire.
Obrigada pela orientação!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Eduardo Schmitt
Fundador
Fundador
Eduardo Schmitt


Número de Mensagens : 518
Idade : 37
Localização : Itajaí - SC
Mal Comportamento :
Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Right_bar_bleue

Data de inscrição : 02/07/2008

Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia   Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Icon_minitimeSeg Jul 30, 2012 8:01 pm

Fernanda L. Pieranti escreveu:
Nossa, Eduardo...
Por incrível que pareça, um simples comentário de certas experiencias me passou uma calma espetacular!
Realmente não sei se é isso mesmo que quero fazer da vida. Já achei que queria fazer tanta coisa e quando vi... ahahah não deram certo.
Estou me inscrevendo num curso do Senac RJ p ver se gosto, se tenho o jeito e se realmente me vejo fazendo isso como não um hobby mas sim uma profissão que me inspire.
Obrigada pela orientação!!!!

Qualquer coisa estou a disposicaoo
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arlecchinobarecozinha.com.br
diiegow
Novato(a)



Número de Mensagens : 4
Mal Comportamento :
Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Right_bar_bleue

Data de inscrição : 30/11/2011

Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia   Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Icon_minitimeSeg Jul 30, 2012 11:20 pm

Pessoal, acredito que o autor do post esteja um pouco equivocado com o modo de pensar. Sou a favor sim de cursos e faculdades para todas as profissões, acredito que conhecimento nunca é demais, e geralmente quem procura algum curso para se adentrar a área mostra engajamento! A maior diferença do Brasil em relação a Europa é que na Europa a profissão de cozinheiro já bem vista a muito tempo, e o mais importante! Ela é regulamentada por lá. Aqui no Brasil a estoria é outra, inclusive existe um projeto de lei para regulamentação da profissão de gastrólogo, dando mais importância ainda as faculdades de gastronomia! A gastronomia está apenas começando no Brasil e eu não acho valido desencorajar as pessoas a procurar um curso superior que te dará conhecimento empírico! Digo, o aluno faz o próprio conhecimento! Tenho colegas de sala que estão fazendo gastronomia por hobby, outros nunca limparam um frango e outros que já trabalham em cozinha e nasceram sabendo o que iriam fazer. Digo mais, no começo de carreira é mil vezes mais fácil você encontrar emprego/estagio cursando uma faculdade de gastronomia do que não cursando, óbvio. Enfim, o contexto muda tudo meu caro andre, seu contexto é Europa, o nosso é BRASIL. E por aqui as coisas estão apenas engatinhando. Você por exemplo não deixou os cursos de lado, tu fez LCB, não é um descurriculado mechendo com panelas, mas te pergunto: e quem não tem banca pra pagar uma LCB? e quem não tem dinheiro para ir pra Europa? vai deixar o sonho de lado? E aos futuros estudantes de gastronomia, fiquem despreocupados! Da sim pra se fazer Gastronomia no Brasil e não gastar 1 centavo com isso, existe cursos Tecnólogos nos Institutos Federais e os Bacharelados nas universidades Federais. Com uma faculdade, você vai conhecer um leque gigantesco de opções de carreira, e decidir o seu caminho com muito menos tempo do que apenas trabalhando e não tendo conhecimento empírico do assunto. Claro que existe meia duzia pelo mundo que nunca fez curso nenhum e manda ver na cozinha, porém devo lembra-los que até Alex Atala fez curso de cozinha, inclusive uma maioria dos maiores chefs franceses também fizeram escola de cozinha, até os que já nasceram dentro das panelas e que as famílias tinham tradição em cozinha. No Brasil a corrida e o sonho por um diploma de ensino superior é a realidade e quem não pega o bonde fica pra trás. Valeu pessoal, deixo aqui um outro modo de pensar e ver alguns fatos da nossa profissão no nosso país.
Ir para o topo Ir para baixo
MOLINO
Novato(a)



Número de Mensagens : 1
Mal Comportamento :
Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Right_bar_bleue

Data de inscrição : 17/08/2012

Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia   Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Icon_minitimeSex Ago 17, 2012 4:14 am

Fernanda L. Pieranti escreveu:
É exatamente essa a minha dúvida.

Sou formada em publicidade, tenho 28 anos e por um conflito na minha vida fui parar na australia para fazer intercambio! isso mesmo, com 28 anos fui fazer meu 1º intercambio. Confesso que não trabalhei lá, fiquei so estudando durante 5 meses. Vi muita gente ralandooo mesmo, trabalhando como garçons, lavando prato, arrumando casa. é uma vida dura, mas parece que dá p pagar pelo menos o proprio aluguel da casa, comida, transporte ( que por sinal é excelente, caro mas excelente!).

Voltei ao Brasil um pouco assustada. parece que as pessoas dão o mesmo duro no trabalho mas não conseguem pagar suas contas. O pior... quando se busca um emprego a 1ª coisa que te perguntam: vc tem experiencia?
Não existe oportunidade em alguns casos.

tenho medo de cursar um curso bom aqui e passar por esse sufoco.
Penso mto em voltar para a Australia, pois me lembro que lá, cozinheiro ganhava bem (logicamente, na medida do possivel de um universitario estrangeiro) e sempre tinham oportunidades, mesmo que fosse começando do zero.
Imagino mais ainda... Um estudante cursando o LCB...

alguem pode me esclarecer se estou viajando na maionese?
um curso na Estacio RJ esta custando na base de 18 mil reais o ano.
fazendo meus calculos... acho q vale pena pagar 20 mil reais num curso no exterior (obviamente p quem pode pagar esta quantia e mais os custos de uma vida), ter mais portas abertas para empregos e voltar para o Brasil, com uma bagagem cultural muito maior.

To errada? alguem pode me dar uma luz aqui?
ter faculdade aqui no Brasil parece não significar muita coisa.
se 3 alunos da mesma faculdade te entregam um curriculo de formação... como vc vai diferencia-los??
acredito eu pela experiencia...

ai que tá... vc daria um emprego p alguem que tá começando a faculdade e não tem experiencia nenhuma?
Obrigada..

***
Fernanda, vou tentar lhe passar uma experiência que tive com o mundo da Gastronomia em 2008.

Na época eu estava desempregado e vendo um folder de uma escola que oferece diversos cursos técnicos, resolvi mudar completamente meu perfil profissional. Desde que me entendo por gente sempre fui fã e (apaixonado) por computadores e sonhei em trabalhar e estudar em alguma área tecnológica na qual eu pudesse me destacar e realizar profissionalmente. Porém, fui percebendo ao longo dos anos que essa não era minha praia. Percebi que nunca fazia algo novo. Nunca descobri ou criei algo que as pessoas pudessem usar no dia a dia. Vi pessoas do meu convívio que seguiram o mesmo rumo e hoje são profissionais robotizados, mecanizados, presos a opiniões e ideias de professores que mal sabiam o que estavam ensinando. Até tentei um curso superior na área de TI, mas vi que até os professores não iriam me mostrar algo que pudesse me convencer de que aquilo era o meu sonho. Encontrei o folder da escola técnica quando andava pelo centro da cidade. Li e reli todo ele sem nenhum interesse em particular. Frustrado e cheio de preconceitos comecei a ler as especificações do curso de cozinheiro. Vi que tinha duração de oito meses e perguntei a mim mesmo o que diabos se faz em oito meses além de aprender a fritar ovo e salgar uma comida? No dia seguinte fui à escola técnica e pesquisei um pouco mais sobre o curso. Impus-me com autoridade e (conhecedor) da arte culinária. Cheguei a questionar se teríamos a presença de um chef(e) de cozinha. A atendente prontamente e educadamente passou-me todas as informações necessárias e ainda desconfiado resolvi entrar no jogo. Ah, é melhor do que ficar em casa esperando o tempo passar, disse eu. Ansioso, fui um dos primeiros a chegar no dia D. De cara vi um carinha que se dizia professor o qual não fui muito com a cara, mas que estava ali para nos avaliar e ensinar os segreeedos da cozinha. Ele falou umas coisas sem sentido até então e chamou à coordenadora para dar mais clareza ao (inferno) que nos aguardava. Ela começou a falar de fundos, embelezadores e cortes pra isso e pra aquilo. Meu cérebro ferveu e sinceramente pensei em sair da sala e trancar o dito curso. Partimos para as apresentações e por ordem, todos foram se apresentando. Tinha vigilante, motoboy, auxiliar de enfermagem, ajudante de pedreiro, quebrados (eu), sonhadores e até os autointitulados-cozinheiros de fim de semana. Pronto! O circo estava armado e o dono iria iniciar o show. O professor começou dizendo que muitos de nós, que hoje estavam brincando uns com os outros, tornar-se-iam inimigos mortais e que poucos chegariam ao fim do curso. Falou de alguns estágios e tal e completou dizendo que passaríamos um mês na aula teórica para só então entrarmos no curso propriamente dito. Nossa mãe! Voltei pra casa pior do que sai e pensei em voltar no outro dia somente para trancar e recuperar o dinheiro (emprestado) investido. Os dias foram passando e as aulas teóricas apesar de maçantes, foram me dando ânimo, até que me peguei namorando todo santo dia com a porta do laboratório (da cozinha). Os vídeos que víamos só faziam meu orgulho preconceituoso cair por terra e quando me apresentaram o filme Ratatouille, percebi que ou estava ficando louco ou apaixonado por algo que nunca pensei em ser. Numa segunda feira, primeiro dia de aula dentro da cozinha, o professor nos colocou em pé diante da porta e rezou uma ladainha de meia hora sobre o que não deveria existir ao passarmos por ela e foi quando percebi que realmente meu mundo tinha mudado. Eu praticamente não ouvi quase nada do que ele disse. Meus olhos brilhavam de tamanha felicidade ao ver a cozinha dos filmes bem ali; a um passo de mim. Quando ele liberou a nossa entrada, deixei todos passarem na minha frente e fui o ultimo a entrar. Ninguém falava. Só se ouvia sussurros. O professor saiu por alguns minutos e nos deixou a sós. Eu fui diretamente ao bloco central. Passeava minhas mãos sobre a borda do fogão, da chapa, da mesa de apoio e tudo que estava ao meu alcance. Nossos olhares, ainda perdidos e tímidos não conseguiam entender como tudo aquilo funcionaria da forma que nos foi mostrado. O professor volta e dá inicio a apresentação dos utensílios e materiais que usaríamos por sete meses. Ao término, nos foi dada a missão de fazer um bolo. O engraçado é que os (cozinheiros) do inicio do curso desapareceram. Ninguém sabia de nada. O professor logicamente não perdeu a oportunidade de lembrar os especialistas, mas no momento éramos todos despreparados para fazer um simples bolo. Como ninguém ousava tocar em nada, o professor começou a fazer o bolo. Ele foi mágico. Nunca vi na vida alguém fazer um bolo com tamanha rapidez e organização. Sorrindo, mas com expressão de ditador, ele começou a nos contar sobre sua vida dentro da cozinha. Quanto mais ele falava, mais eu percebia o quanto somos injustos com as pessoas que não conhecemos. Fiquei com vergonha e constrangido do que antes eu havia pensado e dito sobre ele. Como nem tudo são flores, muitos desistiram e quanto mais se aproximava a banca avaliadora, mais eu ficava com medo. Passamos sete meses o ouvindo dizer que nossas brincadeiras seriam cobradas e que ninguém, ninguém seria salvo do que nos esperava. Quando chegou a semana de avaliação final, a famosa banca avaliadora, os engraçadinhos metidos a espertos pediam ajuda onde e a quem podiam. Cerca de 60% foram reprovados e destes, 25% conseguiram passar. Engana-se quem pensa que mexer com cozinha profissional é igual chamar os parentes e fazer um assado de panela no almoço de domingo. Eu fui direto para a recuperação. Não por ter sido um péssimo aluno no decorrer do curso. Fui por medo. No dia da banca, ficam poucos alunos na cozinha. Estes devem fazer uma ou duas preparação num tempo determinado. Pra piorar, fica o professor e a coordenadora na sua frente fazendo anotações e o relógio torna-se um dos piores inimigos dentro da cozinha. Um simples corte Juliene numa cebola apagou da minha mente tudo que tinha aprendido em sete meses de curso. Fiquei tão nervoso, que bati com a faca sobre a bancada de serviço onde eu estava e de longe o professor pediu para que me retirasse da cozinha. Fui para o banheiro, me troquei e fui para casa. Sabe aqueles filmes que tem um chef gritando com os cozinheiros e os mesmos correndo contra o tempo para entregar o pedido? É pior na vida real. Eu costumo dizer para as pessoas que todos deveriam entrar numa cozinha e ver com os próprios olhos o que realmente que acontece ali dentro. No dia seguinte, liguei na cordenação e pedi para falar com o professor. Ele não quis falar comigo. Perguntei se haveria a possibilidade de outra avaliação naquela semana; não. A próxima será dali 15 dias com aqueles que tivessem também ido para a recuperação única-final. Foram os 15 dias mais longos da minha vida. Revisei tudo que havia aprendido e tentei manter a calma para que nada pudesse me atrapalhar no dia. Recebi uma ligação da escola informando a data da avaliação e isso em partes me deixou tranquilo, não me esqueceram. No dia em questão fui falar com o professor e pedir desculpas pelo ocorrido. Ele disse: “você teve que fazer uma preparação naquele dia, hoje serão três e você tem apenas 2 horas pra isso” Estávamos em três na cozinha; ele outro aluno e eu. Depois de dar a ordem ao outro companheiro de cela, ele ficou no meio da cozinha e deu a ordem de inicio. Fernanda foi a melhor coisa que já me aconteceu na vida, depois do nascimento do meu filho. Apesar do nervosismo, tudo estava claro na minha mente. Lembrei-me de todos os detalhes e olhei muito pouco para o relógio que ainda fica na parede daquela cozinha. Esqueci completamente da presença deles na cozinha. Baixei a cabeça e mentalizava que eu estava no comando, aquela era a minha cozinha. E deu certo! Terminei dentro do prazo, recebi minha nota e no fim as palavras que jamais vou esquecer. “Apesar dos pesares, eu sabia que você conseguiria. Vejo no seu rosto uma confiança que não vi naquele dia, meus parabéns. Está apto para o estágio!”. Acha que acabou? O estágio é em dois tipos de cozinha, uma industrial e outra requintada. A requintada é mamão com açúcar. Na industrial meus calcanhares tremiam. Cheguei a perder 6Kg em uma semana. Eu entrava as 07:00Hs da manhã e largava as 14:00Hs. Quando eu chegava em casa não conseguia se quer ligar a TV ou conversar, era direto para a cama. Mas sabe de uma coisa? Foi a melhor experiência que tive na vida. Infelizmente não tive a oportunidade de seguir a profissão. Logo ao término do curso fui chamado para trabalhar em uma imobiliária, veja só. E estou nela até hoje. Anos depois chegou o curso superior em gastronomia aqui na cidade. A faculdade fica a poucos metros de onde estou e já li e reli a grade do curso no site da instituição umas 300 vezes. Infelizmente Fernanda, descobri que tenho gastrite crônica e um curso superior em gastronomia ficou somente nos meus sonhos. Não posso comer nenhum tipo de carne ou verdura. Tudo agride fortemente meu estomago e segundo os médicos isso não tem cura. Minha vida alimentar hoje é só liquido. No curso de gastronomia, você descobre sabores que a grande maioria da população desconhece e infelizmente não irá desfrutar. Meu sonho se foi levando minha saúde. Tenho 36 anos e fui obrigado a mudar novamente minha vida profissional, desta vez por questões de vida ou morte. O sonho morreu, mas a paixão permanece. Eu não queria ter tido fama, sucesso ou ter aparecido na TV, só queria ter tido a oportunidade de realmente fazer aquilo que fui feito para fazer, cozinhar. Não deixe que ideias ou comentários pessimistas afoguem seus sonhos. Se você quer fazer uma faculdade de gastronomia, faça. Conhecimento nunca é demais. Faça aquilo que faz você se sentir bem. Não chegue nos 36 imaginando como teria sido se tivesse começado na época que a vontade surgiu. Seja feliz e muito sucesso no que você escolher, e lembre-se que “amadores construíram a Arca de Noé e profissionais o Titanic”.
Parabéns ao dono do site.
Ir para o topo Ir para baixo
Gustavocaip
Novato(a)



Número de Mensagens : 1
Localização : Vila Velha - ES
Mal Comportamento :
Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Right_bar_bleue

Data de inscrição : 30/08/2012

Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia   Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Icon_minitimeSex Ago 31, 2012 2:17 am

Eu tenho 24 anos, me formei em psicologia esse ano, trabalho na área mas e tudo mas segunda-feira 03/09 vou a uma universidade aqui em Vila Velha-ES assistir a uma aula do curso de gastronomia, estou pensando em fazer.

Querer eu quero começar a fazer o curso, contudo, não sei cozinhar e estou "velho". No e-mail que o coordenador do curso me passou ele afirmou que o curso é justamente para ensinar gastronomia, e não é necessário saber cozinhar previamente.

Será que é possível ter sucesso na carreira começando a esta idade e sem saber cozinhar?

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
Irene Machado
Novato(a)



Número de Mensagens : 1
Mal Comportamento :
Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Right_bar_bleue

Data de inscrição : 14/09/2012

Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Empty
MensagemAssunto: .   Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Icon_minitimeSex Set 14, 2012 11:29 pm


Meu nome é Irene , tenho 18 anos, moro em Minas Gerais , vou começar uma graduação agora no próximo ano
e me decidi por Gastronomia. Gostaria de saber quais são as melhores universidades que oferecem esse curso
atualmente? Existe alguma universidade pública que o ofereça? Ouvi falar do Senac, sabem mais sobre?

Obrigada!
Ir para o topo Ir para baixo
Eduardo Schmitt
Fundador
Fundador
Eduardo Schmitt


Número de Mensagens : 518
Idade : 37
Localização : Itajaí - SC
Mal Comportamento :
Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Right_bar_bleue

Data de inscrição : 02/07/2008

Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia   Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Icon_minitimeDom Set 16, 2012 7:31 pm

Irene Machado escreveu:

Meu nome é Irene , tenho 18 anos, moro em Minas Gerais , vou começar uma graduação agora no próximo ano
e me decidi por Gastronomia. Gostaria de saber quais são as melhores universidades que oferecem esse curso
atualmente? Existe alguma universidade pública que o ofereça? Ouvi falar do Senac, sabem mais sobre?

Obrigada!


Olá Irene..

Universidades Federais existem somente o Instituto Federal de SC e uma no nordeste mas não sei o nome.

As partirculares mais consideradas hoje são

SP - SENAC - Anhambi
RJ - Estacio de Sa
SC - UNIVALI

https://gastronomia.forumeiros.com/search?mode=searchbox&search_keywords=Univali&show_results=topics
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arlecchinobarecozinha.com.br
diiegow
Novato(a)



Número de Mensagens : 4
Mal Comportamento :
Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Right_bar_bleue

Data de inscrição : 30/11/2011

Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia   Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Icon_minitimeTer Out 02, 2012 4:49 pm

Irene, depende da sua pressa!
Existem alguns institutos federais espalhados pelo Brasil que oferecem Tecnólogo em Gastronomia, os estados são: RS, CE, PI, BA, PE!
Existem Cursos de Bacharelado em Gastronomia, duração de 4 anos, mas dai voce vai estudar a coisa toda! Desde Química Culinaria, elaboração e confecção de menus, Gastronomia e negócios até as cozinhas internacionais e regionais. As Federais são: UFRPE, UFC, UFRJ. Coloquei em ordem do curso mais antigo ao mais novo, a UFRPE já tem turmas formadas, a UFC formará uma turma ano que vem e a UFRJ está na segunda turma!
Além dessas existem as particulares que oferecem o curso tecnólogo por todo canto do país, As mais importantes o Eduardo já citou! O melhor curso tecnólogo hoje em dia é do SENAC- Águas de São Pedro - SP, seguido do SENAC - Campos do Jordão - SP, Anhembi-Morumbi e etc..
Você primeiro deve pensar no que vai querer dentro da Gastronomia, que tem um leque gigantesco de opçoes, se for pra ir logo pra cozinha um tecnólogo dá! As federais e os institutos federais visão mais a parte academica e conhecimento empirico e muuuuuita pesquisa e sustentabilidade, qe ta na moda! Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
Eduardo Schmitt
Fundador
Fundador
Eduardo Schmitt


Número de Mensagens : 518
Idade : 37
Localização : Itajaí - SC
Mal Comportamento :
Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Right_bar_bleue

Data de inscrição : 02/07/2008

Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia   Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Icon_minitimeSex Abr 26, 2013 10:38 am

Show Diego.
Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arlecchinobarecozinha.com.br
Conteúdo patrocinado





Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Empty
MensagemAssunto: Re: Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia   Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Para todos que pretendem fazer faculdade de gastronomia
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» ajudem-me por favor ;)
» Faculdade UnG
» O que fazer/Onde fazer/Com que dinheiro fazer?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo da Gastronomia :: Faculdades e Cursos-
Ir para: