Mundo da Gastronomia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mundo da Gastronomia


 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Vida à Bordo

Ir para baixo 
AutorMensagem
Nadia Sirobaba
Moderador(a)
Moderador(a)
Nadia Sirobaba


Número de Mensagens : 140
Localização : SP
Mal Comportamento :
Vida à Bordo Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Vida à Bordo Right_bar_bleue

Data de inscrição : 18/07/2008

Vida à Bordo Empty
MensagemAssunto: Vida à Bordo   Vida à Bordo Icon_minitimeDom Jul 20, 2008 2:20 pm

Ok, você passou por toda a seleção e vai embarcar. E agora? Como é a vida à Bordo?? Este tópico visa esclarecer isso, lembrando que tudo (cabines, horários, salarios, instalações...), realmente, variam de CIA para CIA.

É importante, após definida a sua CIA, pesquisar sobre ela, para que chegue mais preparado à bordo. Algumas CIAs possuem um treinamento em terra (como a COSTA) sobre a vida à bordo, o que é bastante útil.

O trabalho

Seu trabalho será de 7 dias por semana, 11 hs em média por dia. Sua escala será variável, as horas de trabalho também. Pode acontecer de trabalhar 16 hs em um dia e 8hs no seguinte, assim por diante. As folgas acontecem em turnos, para as camareiras, por exemplo, são fixas, sempre após o almoço até o inicio da noite. Já para o pessoal do bar, restaurante e cozinha ele acontece por turnos variáveis, um dia sua folga será no almoco (voce ira trabalhar café da manha e jantar), outro dia no café da manha (você irá trabalhar no almoço, jantar e ceia) e assim por diante. Sim, o trabalho é pesado, porém, tente se divertir. Em qualquer emprego, seja em terra ou à bordo, o importante é aproveitar o tempo e não ficar esperando o mesmo passar.

As cabines

As cabines variam de acordo com os navios, navios mais antigos podem ter cabines para 4 ou 3 pessoas, os mais novos possuem uma cabine para cada dois tripulantes. Serão dois tripulantes do mesmo sexo, diferentes nacionalidades ou não. As cabines são pré-selecionadas, ou seja, você não poderá escolher aonde quer ficar. É importante tentar se adaptar, ceder, ser compreensíva para que a convivência entre você e sua cabin-mate seja agradável. Lembre-se, conversar é a chave do negócio. Caso você tenha algum problema realmente GRAVE, converse com seu o responsável pela seleção das cabines e tentem resolve-lo.

As cabines possuem, em geral, um beliche, dois armarios pequenos, tv, dvd, uma escrivaninha.

Os banheiros

Assim como as cabines, os banheiros variam de acordo com o navio. Navios mais antigos possuem menos banheiros por tripulantes, navios mais novos possuem um banheiro para cada duas cabines, ou seja, 4 pessoas por banheiro. Os banheiros tambem são pequenos.

A mala, o que levar?

Como os armários das cabines são pequenos e você irá passar grande parte do tempo de uniforme, não é recomendável levar muitas roupas. Leve apenas o necessário, contando que irá sair do navio algumas vezes e também poderá ir às areas sociais reservadas para os tripulantes do navio, como o crew bar. Recomenda-se levar quantidade maior de roupa íntima e também produtos de higiene pessoal para início, já que não será tão facil descer do navio nos primeiros dias. Quanto à mala, leve aquelas moles, dobráveis. Como há muito pouco espaço na cabine, você nao conseguirá acomodar aquelas de viagem, duras. Se for dobrável (e ja existem com rodinhas), você poderá dobrá-la e colocá-la facilmente em qualquer lugar.

Uniformes

Seu uniforme será fornecido por sua CIA, dependendo, será pago por você ou não. Algumas CIAs descontam algumas peças, ou entao o $$ parcelado em seu salário. Outras, lhe dão o uniforme e este deverá ser retornado quando de seu desembarque. É importante levar, dependendo de sua função, algumas peças chave como tênis (branco/preto), meias-calça, camisas brancas.

As folgas /diversão à bordo

Em suas folgas, você poderá, além de desembarcar do navio, também ficar à bordo. Alguns navios possuem biblioteca, piscina, bar, academia de ginástica destinados especialmente aos tripulantes. Também são realizadas festas (crew party) destinadas aos tripulantes, assim como jogos, promoções e programas de motivação. Em algumas CIAs há uma equipe formada pelos proprios tripulantes que cuida da parte social à bordo, em outras esta função é responsabilidade do Padre.

Relacionamentos

São comuns os relacionamentos à bordo mas é importante ressalvar que, em momento algum, isto pode influenciar ou atrapalhar seu rendimento e seu trabalho. Demonstrações afetivas são proibidas enquanto se está trabalhando, assim como é preciso ter cuidado quando se está no bar ou nas áreas sociais, já que estará sendo sempre avaliado. É importante lembrar que há uma ampla diversidade cultural e alguns sinais de afeto possuem um significado completamente diferente para pessoas de outras culturas. Importante impor seus limites, para não passar a mensagem errada. Para aqueles que pensam em embarcar com seus companheiros, vale lembrar que o embarque dos dois no mesmo navio não é garantido e não se pode ficar na mesma cabine, à não ser que sejam legamente casados.

Dinheiro

Quanto ao dinheiro, a grande dúvida é: aonde guardá-lo? Algumas CIAs possuem um sistema de cofres para o armazenamento individual de bens, outras um sistema de "cofre coletivo", aonde cada tripulante possui seu proprio envelope e somente o funcionário responsável pelo mesmo os manipula, na sua frente. É importante não armazenar grandes quantidades de dinheiro nas cabines, mesmo que em gavetas com cadeados. Há tambem a possibilidade do envio de dinheiro para o Brasil, via western union (EUA) ou Money Gram (Europa), assim como transferências bancárias, se possuir uma conta no exterior.

Médico

Uma vez dentro do navio, você possuirá um sistema de atendimento médico gratuito. Há uma equipe médica à bordo, e eles poderão fazer consultas iniciais e lhe encaminhar para um tratamento específico em terra, se necessário. Caso voce tenha algum problema de saúde relacionado à seu trabalho à bordo, geralmente os custos de seu tratamento serão pagos pela CIA, mas isso pode ser em forma de reembolso total ou parcial. O tempo em que ficará parado (em tratamento) não será remunerado. Há também medicamentos para o famoso "enjoo" pelo balanço do navio.

Comunicação (internet, telefone)

A comunicação à bordo é feita via satélite, e, por isso, cara. O sistema de uso da internet e telefones é bem caro e, por isso, é recomendável que você se comunique via email ou telefone quando estiver em algum porto. Quando descer, nos portos encontrará uma lan house ou um sistema de wireless que lhe permita acessar a internet. Pode-se levar laptop ou celular para o navio,mas lembre-se que as tarifas são altas. Dependendo da CIA, há um sistema de compra de cartão telefonico e para uso da internet. Há tambem algumas cias como TIM, que possuem programas especiais para viagens à Italia, por exemplo.

Promoções / mudança de cargo

É possível fazer carreira em uma CIA de cruzeiro. Mas isso exige esforço e dedicação. São raras as promoções logo no primeiro contrato. Geralmente, de acordo com seu desempenho, você irá ao longo dos contratos seguintes chegar à cargos mais altos, no mesmo navio ou em outro. As mudanças de cargo também requerem um processo específico. Em seu primeiro contrato você nao poderá mudar de cargo, nos próximos, para que isso aconteça, é preciso que você encontre a vaga disponível, mostre capacidade e seja aprovado em uma seleção.

Duração de contrato / Férias

A duração dos contratos varia de CIA para CIA. São em média de 6 à 8 meses, podendo ser prolongado por mais um, dois meses de acordo com a necessidade da CIA naquele momento. Se sua avaliação final for positiva, você será chamado para trabalhar um segundo contrato e, ficará em média 2 meses de férias, não remuneradas.

Temporada Brasileira / Europa / Caribe / Asia

Dependendo da época do ano em que embarcar, e dos roteiros feitos pela CIA, você poderá embarcar no Brasil, Europa, Caribe, EUA ou outra parte do mundo. Geralmente, se você for chamado de Novembro à Março, irá trabalhar inicialmente no Brasil ou Caribe. Se for convocado entre Abril e Outubro, estará rumo à Europa (Norte da Europa, Mediterrâneo). Algumas CIAs tambem possuem rotas especiais, como a Costa, que leva navios à China e aos Emirados Arabes.

Lembrando que, dependendo da CIA, você terá que pagar sua passagem até o destino de embarque, ou parte dele ou não. Algumas cias lhe reembolsam, outras pagam a sua volta, enfim, muito variável.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Vida à Bordo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Duvidaaa que vai decidir minha vida !!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo da Gastronomia :: Roteiros - Gastronomia Exterior :: Cruzeiros-
Ir para: