Mundo da Gastronomia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mundo da Gastronomia


 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Cargos à Bordo

Ir para baixo 
AutorMensagem
Nadia Sirobaba
Moderador(a)
Moderador(a)
Nadia Sirobaba


Número de Mensagens : 140
Localização : SP
Mal Comportamento :
Cargos à Bordo Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Cargos à Bordo Right_bar_bleue

Data de inscrição : 18/07/2008

Cargos à Bordo Empty
MensagemAssunto: Cargos à Bordo   Cargos à Bordo Icon_minitimeDom Jul 20, 2008 2:09 pm

Neste tópico irei colocar as principais funções à bordo, no setor de hotelaria. Há funções técnicas como operadores de máquinas, marinheiros, mas estas não estão facilmente disponíveis e necessitam uma formação específica. Além do setor de hotelaria há vagas para funções como massagista, cabelereiro, vendedores nas lojas, cassino, dancarinos e djs. Mas estes setores são geralmente terceirizados e o processo de seleção funciona via essas empresas que prestam os serviços (Steiner - www.steinerleisure.com, outros) Escreva para a gente se quiser mais detalhes.

Dentro do setor de hospitalidade, destacam-se:

Depto. de Restaurante

Há vagas de garçom, assistente de garçom. O trabalho é geralmente feito por turnos, ou seja, seu descanso (off) deverá ser em um turno, como o de café da manha, ou almoço, chá da tarde, jantar ou ceia da meia noite. No restaurante são servidos em média 5 pratos por refeição, por isso o garçom deve ser ágil, rápido e simpático.

Os salarios variam entre: Garçom (de 1.000,00 à 1.500,00 dol/mês) e Assistente de Garçom (de 800,00 à 1.200,00 dol/mês). Lembrando que algumas funções, dependendo da CIA tambem, há o recebimento de gorjetas. E também que os salários (dólar, euro, valores) variam de acordo com a CIA.

Para a entrevista, estudar os principais tipos de serviço internacional (à francesa, americana), formas de servir, montagem de mesa, opções de cardápio internacional (ovos, antepasto, salada, sopa, pasta, pratos principais, molhos e sobremesas)

Depto de Buffet

O buffet é responsável pela preparação das refeições em buffet (parte de salão), limpeza das mesas, decoração, reposição de alimentos e talheres/pratos durante as refeições e atendimento do passageiro.

A remuneração é em média de 700 à 1.000,00 dól/mês + tips (dependendo).

Para as entrevistas, estudar o mesmo que o Depto de Restaurante.

Depto de Housekeeping

Neste depto. encontram-se as camareiras, room service, mordomos, cleaners. As camareiras possuem horario fixo, normalmente das 6:45 às 14 hs, retornando as 18hs até as 22hs, 7 dias por semana. As camareiras possuem uma quantidade de quartos fixos e sua responsabilidades incluem a limpeza das cabines, do corredor, elevador e escadas. É importante ser educada, ágil e detalhista.

A remuneração do room service é em média de 750 à 900 dol/mês.

Para estas funções, estudar por onde se inicia a limpeza, detalhes de arrumação de quarto, limpeza de banheiro, produtos de limpeza, acessórios que utiliza.

Depto de Bar

Os cruzeiros possuem uma vasta quantidade de bares, e as principais funções são Barman, bar waiter, assist. bar waiter, barboy. O barman será aquele responsável pelo bar, já o bar waiter o garçom do bar (tambem poderá ser mulher), o assit. o assistente, o bar boy será o responsável pela reposição de todas as bebidas e necessidades do bar. É preciso ser rápido e simpático.

A remuneração do barman fica entre 1.000,00 à 1.500,00 dol/mês, já a do barboy entre 650 à 800 dólares/mês.

Para a entrevista, estudar os destilados internacionais (marcas, origens, classificação), coquetéis internacionais, vinhos.

Depto de Recepção

A recepção é formada básicamente pelos recepcionistas (homem ou mulher) e também os mensageiros (algumas cias). É básicamente aonde vão parar todos os problemas do navio então necessita de pessoas pacientes, simpáticas, com postura e habilidade para resolver problemas. Algumas CIAs exigem a fluência em, pelo menos, 4 línguas fora o portugês.

A remuneração da recepção é em media de 1.200,00 à 1.500,00 dól/mês.

Para a entrevista, estar bem preparado quanto à lingua inglesa e as outras, saber sobre câmbio de dinheiro, possivelmente será testado seu ingles escrito e tambem a parte escrita das outras línguas que falar.


Depto de Recreação

A recreação é responsável pelo entretenimento de jovens e adultos durante o cruzeiro, é importante possuir conhecimento na area, inglês bem fluente, saber elaborar e executar brincadeiras para diversas faixas etárias.

Depto. de Cozinha

As funções oferecidas na cozinha variam de CIA para CIA, mas são basicamente 3rd cook, 2nd cook e 1st cook. Na hierarquia ainda há o sous chef e o executive chef porém estes geralmente não são contratados nestas posições, apenas promovidos. Há tambem a diferenciação por setores, como grelhados, cozinha fria, cozinha quente e confeitaria. Para aplicar à um cargo na cozinha é essencial possuir experiência na area e formação desejável. Lembre-se que a cozinha, dizem, é o setor que mais trabalha e que menos ganha. Suas folgas serão como as do restaurante, em turnos.

Os salários (na CIA COSTA) variam entre: 3rd cook: 500 euros/mês, 2nd cook: 800 euros/mês, 1st cook: 1000 euros/mês.

Para a entrevista, é importante definir a area que irá aplicar (coz. quente, fria, confeitaria) e então estudar a mesma. Saber ingredientes e preparos, principais molhos para salada, entradas, sopas, molhos para pasta, carnes, sobremesas.

(Obs. As informações acima contidas foram extraídas do Manual de Vida à Bordo da Agência Infinity Brazil (Santos,SP) em http://www.infinitybrazil.com.)
Ir para o topo Ir para baixo
 
Cargos à Bordo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo da Gastronomia :: Roteiros - Gastronomia Exterior :: Cruzeiros-
Ir para: