Mundo da Gastronomia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mundo da Gastronomia


 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Escolas Francesas...

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Victor Oliveira
2º Cozinheiro(a)
2º Cozinheiro(a)
Victor Oliveira


Número de Mensagens : 20
Idade : 32
Localização : Rio de Janeiro
Mal Comportamento :
Escolas Francesas... Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Escolas Francesas... Right_bar_bleue

Data de inscrição : 05/01/2009

Escolas Francesas... Empty
MensagemAssunto: Escolas Francesas...   Escolas Francesas... Icon_minitimeQui Abr 23, 2009 7:42 pm

Tô estudando a possibilidade de estudar fora, e, queria saber qual das seguintes escolas é melhor(se é que dá pra dizer isso...).

Le Cordon Bleu -> tenho dúvidas, pois ela hoje em dia está em vários países e não sei se todas tem a mesma qualidade da primeira.
Institut Paul Bocuse -> escola do Paul Bocuse, não é preciso dizer muito né... só quero saber se o ensino faz jus ao mentor da escola.
Thonon-Les-Bains -> indicada pelo Claude, pois ele estudou lá(alain poletto também). não sei se é a melhor mesmo ou ele diz pra fazer propaganda mesmo hahaha
Alain Ducasse

Vi opções em outros países, mas como pretendo fazer o intercâmbio antes pra aprender a falar o idioma, Inglaterra, Espanha, Itália e EUA pegam mais pesado no valor do intercâmbio. Mesmo assim, as escolas CIA(EUA) e IFSE(Itália) acompanham o nível das francesas?




Valeeu!
Ir para o topo Ir para baixo
Eduardo Schmitt
Fundador
Fundador
Eduardo Schmitt


Número de Mensagens : 518
Idade : 37
Localização : Itajaí - SC
Mal Comportamento :
Escolas Francesas... Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Escolas Francesas... Right_bar_bleue

Data de inscrição : 02/07/2008

Escolas Francesas... Empty
MensagemAssunto: Re: Escolas Francesas...   Escolas Francesas... Icon_minitimeQui Abr 23, 2009 11:44 pm

Bom victor... posso te falar assim mais por cima...

Com ABSOLUTA certeza te digo duas coisas..

Independente de qual quer faculdade ou curso que tu fizer fora do país, você será muito bem visto aqui no Brasil.

E com certeza o Cordon Bleu tem seu valor acima de todas as outras, por ser a "bam bam bam" de todas as escolas...

Mas todas são maravilhosas e te trarão muito conhecimento.

Parabéns pela decisão de querer seguir isso com tudo. =D e aproveite cada momento.. pois depois você se arrepende dos detalhes que você deixou passar, experiência própria.

abraço
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arlecchinobarecozinha.com.br
Eduardo Schmitt
Fundador
Fundador
Eduardo Schmitt


Número de Mensagens : 518
Idade : 37
Localização : Itajaí - SC
Mal Comportamento :
Escolas Francesas... Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Escolas Francesas... Right_bar_bleue

Data de inscrição : 02/07/2008

Escolas Francesas... Empty
MensagemAssunto: Re: Escolas Francesas...   Escolas Francesas... Icon_minitimeQui Abr 23, 2009 11:46 pm

OBS: que sarro essa foto! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arlecchinobarecozinha.com.br
Victor Oliveira
2º Cozinheiro(a)
2º Cozinheiro(a)
Victor Oliveira


Número de Mensagens : 20
Idade : 32
Localização : Rio de Janeiro
Mal Comportamento :
Escolas Francesas... Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Escolas Francesas... Right_bar_bleue

Data de inscrição : 05/01/2009

Escolas Francesas... Empty
MensagemAssunto: Re: Escolas Francesas...   Escolas Francesas... Icon_minitimeSex Abr 24, 2009 2:20 am

Sim sim, me falaram essa parada também... que o mercado brasileiro é preconceituoso, não digo negativamente, mas ainda valoriza um currículo do exterior. espero que isso mude.
Mas num vou ficar me prendendo a isso, a minha intenção é me dedicar mesmo o máximo, seja aqui ou em qualquer lugar.

Vou me guiar mesmo pelos preços. Acho que além de um currículo internacional o que também vai me valorizar serão as cozinhas que eu passar, a experiência..

Valeu tu pelos toques aí sempre. E aproveito desde já todos os momentos, estou me entregando MUITO à gastronomia!


Quanto a minha foto, essa é a minha colher... seguro ela com afinco uhsaeuheauhuhahua (devia ser com a faca né)
mas vale pra esperar a degusação rsrs

abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
Eduardo Schmitt
Fundador
Fundador
Eduardo Schmitt


Número de Mensagens : 518
Idade : 37
Localização : Itajaí - SC
Mal Comportamento :
Escolas Francesas... Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Escolas Francesas... Right_bar_bleue

Data de inscrição : 02/07/2008

Escolas Francesas... Empty
MensagemAssunto: Re: Escolas Francesas...   Escolas Francesas... Icon_minitimeSex Abr 24, 2009 4:33 pm

IHAIUHA muito boa mesmo...

Então victor acho que o melhor é ver o custo beneficio..

Na época que eu pesquisei o melhor era uma castelo na Itália (não recordo o nome) que era tudo incluso.. Moradia, comida, estudo, não precisava se preocupar com outras coisas..

Já o cordon bleu você tem que se virar neh..

Quando pesquisares.. poste aqui para todos nós analisarmos..

Abraço grande
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arlecchinobarecozinha.com.br
Victor Oliveira
2º Cozinheiro(a)
2º Cozinheiro(a)
Victor Oliveira


Número de Mensagens : 20
Idade : 32
Localização : Rio de Janeiro
Mal Comportamento :
Escolas Francesas... Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Escolas Francesas... Right_bar_bleue

Data de inscrição : 05/01/2009

Escolas Francesas... Empty
MensagemAssunto: Re: Escolas Francesas...   Escolas Francesas... Icon_minitimeSeg Abr 27, 2009 9:35 pm

É... estudar na Europa parece mesmo uma idéia meio cara.

Vejamos alguns preços que recebi:

Le Cordon Bleu - Paris

Minimum Payment: € 1,500.00
Tuition: € 22,650.00
-minimum payment é o preço que tem que aparecer de primeira, tipo um seguro
tution=total do curso, 22650,00 EUROS, dividido nos 24 meses de curso daria aproximadamente 943 euros por mes, num total em reais HOJE de 65,397.00.

Le Corson Bleu - Londres
Minimum Payment: £ 1,500.00
Tuition: £ 13,140.00 - 547 libras por mes, aproximadamente 42573,00 reais hoje

Paul Bocuse - Lyon pega um pouco mais leve e ainda tem hospedagem...

€ 18400 euros o curso inteiro
(almoços incluídos de segunda à sexta-feira). Para os pagamentos por cartão de crédito, essa soma cai par 9000 Euros por ano(sendo 2 anos, 18000).

HOSPEDAGEM

Alojamento a 200 metros da faculdade em uma residência estudantil com capacidade de 96 quartos individuais e 18 quartos duplos. Os quartos são equipados com sala de banho, armário, escritório e cama. O café da manhã está incluído no preço, assim como a água e eletricidade.

# Quarto individual: 350 Euros por mês.
# Quarto duplo: 280 Euros por mês.

Os estudantes só pagam o alojamento durantes os 6 meses de aula, pois nos 5 meses restantes eles estão nos estágios. Há um mês de férias. Sob certas condições, os estudantes podem beneficiar de ajuda do governo para pagarem o alojamento. A escola tem também relações com outros alojamentos estudantis em Lyon e região.

Inscrição (seguro social obrigatório incluído)
950 Euros

Equipamento profissional (maleta de facas e uniformes de cozinha, serviço e uniformes da escola)
1.100 Euros

Livros
100 Euros
Ir para o topo Ir para baixo
Victor Oliveira
2º Cozinheiro(a)
2º Cozinheiro(a)
Victor Oliveira


Número de Mensagens : 20
Idade : 32
Localização : Rio de Janeiro
Mal Comportamento :
Escolas Francesas... Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Escolas Francesas... Right_bar_bleue

Data de inscrição : 05/01/2009

Escolas Francesas... Empty
MensagemAssunto: Re: Escolas Francesas...   Escolas Francesas... Icon_minitimeSeg Abr 27, 2009 9:42 pm

a Paul Bocuse me pareceu mais vantajosa...
e não foge muito no que terei de pagar pra viver em cidades como rio de janeiro ou sao paulo, pois se eu gastar 2500 mensais(1300 a 1500= faculade+ 1000= gastos gerais) pra viver, em 24 meses gastarei 60mil reais... e lá sai tudo em 55200.
É um caso a ser pensado... a mensalidade da estácio aqui tá 1300 ou 1500 reais, senac sp mesma coisa.
vou pesquisar e trago mais informações

valeu!
Ir para o topo Ir para baixo
Eduardo Schmitt
Fundador
Fundador
Eduardo Schmitt


Número de Mensagens : 518
Idade : 37
Localização : Itajaí - SC
Mal Comportamento :
Escolas Francesas... Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Escolas Francesas... Right_bar_bleue

Data de inscrição : 02/07/2008

Escolas Francesas... Empty
MensagemAssunto: Re: Escolas Francesas...   Escolas Francesas... Icon_minitimeTer Abr 28, 2009 12:30 am

É se você fizer essa comparação com SP e RJ fica MAIS OU MENOS isso ai, mas por experiência própria, com certeza tu vai gasta uns 10 mil reais a mais la fora.

Aquela coisa né, se você tem condições não pensa duas x... Chega e vai embora uhAIuHAhIAHAUIhiAHA

AGORA, se o negocio é apertado... aqui na UNIVALI em Balneário Camboriú você mora(comida e td mais) e estuda com 1600 reais por mês.
Espera um pouco e vai como intercâmbio da própria faculdade, que é mais seguro.


Essa é uma escola italiana muito boa
http://www.icif.com/eng/CostiglioleAsti/scuola.htm

Ela tem uma filial no Brasil aqui em Caxias do Sul
http://www.ucs.br/extensao/escolagastronomia/apresentacao

Mandei um email para a filial aqui e estou esperando resposta... Bem interessante, de uma olhada no site..

Abracao
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arlecchinobarecozinha.com.br
Victor Oliveira
2º Cozinheiro(a)
2º Cozinheiro(a)
Victor Oliveira


Número de Mensagens : 20
Idade : 32
Localização : Rio de Janeiro
Mal Comportamento :
Escolas Francesas... Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Escolas Francesas... Right_bar_bleue

Data de inscrição : 05/01/2009

Escolas Francesas... Empty
MensagemAssunto: Re: Escolas Francesas...   Escolas Francesas... Icon_minitimeTer Abr 28, 2009 3:35 pm

Recebi um novo e-mail da Paul Bocuse pq perguntei sobre a forma de ingressar na faculdade que era através de uma prova ( explicado no link>http://www.institutpaulbocuse.com.br/indexx.cfm ) e obtive a resposta de que a maneira de acesso mudou e ficou mais facil, a mensagem vem assim:




A seleção mudou um pouco e está talvez mais accessível. Veja abaixo os procedimentos de seleção, custos etc.

Aqui estão as condições de admissão, custos e demais formalidades:

O 1º ano do curso custa 11.600 Euros, o 2º, 9600 e o 3º, que é opcional, 7500 (Gestão). Cada ano letivo tem 6 meses de curso na escola e 5 de estágio. O pagamento é feito em 3 vezes, mas deve ser quitado antes de cada ano começar. As aulas são ministradas em francês, mas a partir do 2º ano tem muita coisa em inglês (na parte de gestão).

Veja como funciona a seleção:

1) Envio-lhe um questionário.
2) Você me envia também uma carta de motivação, seu CV e histórico escolar.
3) Ligo para você para uma pré-entrevista.
4) Marcamos uma data para você vir até aqui no Rio Grande do Sul e fazer um pré-teste de francês para que avaliemos seu nível.
5) Preparamos você em nossa escola de francês se for necessário e se assim o desejar.
6) Mando seu dossiê de candidatura para a escola.
7) A Suzanne Weber, Diretora da Faculdade, liga para você para a entrevista “oficial”. Ela avaliará oficialmente sua motivação, nível em francês (precisa ter o B1, do Ministério da Educação da França) e inglês (ele será mais necessário a partir do 2º ano – na parte de gestão).
Cool Em função dos resultados, se passar no teste de francês, você será aceito, mas caso não passe, será pré-aceito com a condição de completar seu nível de francês na França antes do curso. Três meses antes do começo do curso você terá que passar no teste e caso não passe, sua inscrição ficará para o ano seguinte. Os segundo e terceiro anos não necessitam de seleção, pois ela se faz unicamente no primeiro ano.
Ir para o topo Ir para baixo
Victor Oliveira
2º Cozinheiro(a)
2º Cozinheiro(a)
Victor Oliveira


Número de Mensagens : 20
Idade : 32
Localização : Rio de Janeiro
Mal Comportamento :
Escolas Francesas... Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Escolas Francesas... Right_bar_bleue

Data de inscrição : 05/01/2009

Escolas Francesas... Empty
MensagemAssunto: Re: Escolas Francesas...   Escolas Francesas... Icon_minitimeTer Abr 28, 2009 3:53 pm

Acho que assim já não sai tão vantajoso, pois o valor do curso sobe pra € 21200,00. Mas o que complica é essa parada de pagar em 3x de 7066 euros(21200 reais). Aí já valeria mais a pena a Cordon Bleu, pois a Paulbocuse não está longe do € 22650,00 cobrados por ela, que divide em mensalidades.. sendo que eu já tenha uma possível moradia e emprego(em restaurante inclusive) em Paris.
Ir para o topo Ir para baixo
Eduardo Schmitt
Fundador
Fundador
Eduardo Schmitt


Número de Mensagens : 518
Idade : 37
Localização : Itajaí - SC
Mal Comportamento :
Escolas Francesas... Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Escolas Francesas... Right_bar_bleue

Data de inscrição : 02/07/2008

Escolas Francesas... Empty
MensagemAssunto: Re: Escolas Francesas...   Escolas Francesas... Icon_minitimeTer Abr 28, 2009 7:22 pm

Eh complicado neh...

Mas eh bom estudar bem antes de fazer qualquer coisa pra depois n se arrepender...

To esperando o email da escola acima que passei ai eu posto..

Abraco
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arlecchinobarecozinha.com.br
Luiz
Iniciante
Iniciante



Número de Mensagens : 5
Mal Comportamento :
Escolas Francesas... Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Escolas Francesas... Right_bar_bleue

Data de inscrição : 22/03/2009

Escolas Francesas... Empty
MensagemAssunto: Re: Escolas Francesas...   Escolas Francesas... Icon_minitimeQui Jul 16, 2009 8:51 pm

Só uma pergunta Victor,como voce ja teria emprego e moradia garantida em Paris?
estou decidindo tambem que curso fazer,ja fui inclusive conversar com o alex atala para pedir conselhos...mas o le cordon bleu é realmente caro..um emprego durante o curso com certeza ajudaria...
abrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Victor Oliveira
2º Cozinheiro(a)
2º Cozinheiro(a)
Victor Oliveira


Número de Mensagens : 20
Idade : 32
Localização : Rio de Janeiro
Mal Comportamento :
Escolas Francesas... Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Escolas Francesas... Right_bar_bleue

Data de inscrição : 05/01/2009

Escolas Francesas... Empty
MensagemAssunto: Re: Escolas Francesas...   Escolas Francesas... Icon_minitimeDom Jul 26, 2009 1:37 am

Pedi ajuda ao chef com quem estagiei, pois ele é francês, para o filho dele também.. eles ficaram de ver pra mim. além de 2 amigos da minha mãe que moram lá, que a filha de um deles inclusive é casada com um dono de restaurante (se essa hipótese se realizasse creio que ajudaria bastante)...

O que pedi ao chef Claude é se ele tem algum chef conhecido que possa me "abrigar" enquanto eu estiver lá..
Além de alguns outros contatos que estou tentando fazer..
Ir para o topo Ir para baixo
Eduardo Schmitt
Fundador
Fundador
Eduardo Schmitt


Número de Mensagens : 518
Idade : 37
Localização : Itajaí - SC
Mal Comportamento :
Escolas Francesas... Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Escolas Francesas... Right_bar_bleue

Data de inscrição : 02/07/2008

Escolas Francesas... Empty
MensagemAssunto: Re: Escolas Francesas...   Escolas Francesas... Icon_minitimeDom Ago 09, 2009 12:24 am

Victos aproveite ao maximo em..
Boa sorte espero que de certo!!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.arlecchinobarecozinha.com.br
Conteúdo patrocinado





Escolas Francesas... Empty
MensagemAssunto: Re: Escolas Francesas...   Escolas Francesas... Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Escolas Francesas...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo da Gastronomia :: Faculdades e Cursos-
Ir para: