Mundo da Gastronomia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mundo da Gastronomia


 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Tealosophy

Ir para baixo 
AutorMensagem
Nadia Sirobaba
Moderador(a)
Moderador(a)
Nadia Sirobaba


Número de Mensagens : 140
Localização : SP
Mal Comportamento :
Tealosophy Left_bar_bleue0 / 1000 / 100Tealosophy Right_bar_bleue

Data de inscrição : 18/07/2008

Tealosophy Empty
MensagemAssunto: Tealosophy   Tealosophy Icon_minitimeQua Jul 23, 2008 3:33 pm

"Tealosophy
Por:Paula Feliciano
12/04/2007 01:02

“ Umas fibras de chá, um pouco de água, sensibilidade e paciência.
Entendo o ato de tomar chá como um verdadeiro ritual,
capaz de refrescar os sentidos e serenar o espírito”
Inés Berton

Muito se diz a respeito das origens do chá. É fato que os primeiros registros oficiais datam do século III a.C na Ásia. A seguir, no século VIII, durante a dinastia chinesa Tang, um tratado sobre a bebida foi estabelecido definindo também o papel da China como a responsável pela introdução da cultura do Chá pelo mundo.

A chegada do chá na Europa não foi rápida. As referências mais antigas são encontradas na literatura através de Marco Pólo, e o relato de suas viagens, e do português Gaspar da Cruz, que teria citado o chá numa carta dirigida à seus superiores.

Inglaterra e Japão figuram com maior destaque entre outros países quando o assunto é esta bebida delicada. Mais especificamente no Japão, o chá se estabeleceu de tal maneira que esta tradicional cultura oriental possui um ritual milenar conhecido com Cerimônia do Chá, que procura na beleza da simplicidade estudada a harmonia com a natureza.

O chá, propriamente dito, constitui-se apenas da infusão das folhas ou botões da planta Camellia sinesis. É possível obter diferentes tipos de chás de acordo com o tratamento que as folhas e recebem e o seu grau de oxidação, sendo os mais usuais:

- Chá Branco: folhas jovens que não sofreram os efeitos da oxidação;
- Chá Verde: a aplicação do calor, geralmente através de vapor, para parar a oxidação e as folhas não perderem sua cor;
- Chá Oolong: Sofre um processo de fermentação muito curto. O sabor é suave.
- Chá Preto: As folhas sofrem fermentação, dando um tom avermelhado escuro às folhas e sabor intenso.

O Chá, assim como vinho e café, também tem a capacidade de adquirir aromas. Porém neste caso são introduzidos sabores para preparar chás aromatizados, ou blends. Entre os mais conhecidos estão o chá de jasmim, Earl Grey (chá preto com adição de essência de bergamota), Massala Chai (chá indiano contendo gengibre, cardamomo, canela, pimenta preta, cravo-da-índia e noz moscada) e Touareg (chá verde forte com hortelã, preparado nos países do norte da África e Médio Oriente.


Inés Berton, argentina profunda conhecedora de ervas aromáticas e suas propriedades gustativas, e proprietária da Tealosophy, realiza um trabalho delicado e raro: tornou-se teablender. Para ela o chá é como uma filosofia de vida. É a partir deste conceito que Inés busca inspiração para suas receitas.

A especialista também é conhecida por criar misturas exclusivas e sabores únicos. Suas infusões misturam ervas colhidas ao pé do Himalaya, no Sri Lanka, no noroeste da Índia, na China e no Japão.

No Brasil, a nutricionista e proprietária da A Loja do Chá Carla Saueressig ensina que as regras para harmonização de chá são as mesma que valem para vinhos: chás mais encorpados, à base de chá preto, devem ser servidos com carnes mais fortes enquanto chá mais leves, contendo chá verde, com peixes e aves.

Esta especialidade, ainda pouco conhecida, aparece no cenário gastronômico como mais uma opção para a realização de harmonizações e descoberta de novos sabores."

Visitem os outros textos da Paula em
www.alimentares.com.br -> Colunistas
Ir para o topo Ir para baixo
 
Tealosophy
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo da Gastronomia :: Diversos :: Vinhos, Cervejas e outros-
Ir para: